Política
25 Fevereiro de 2024 | 20h18

UIF e ONUDC promovem seminário sobre branqueamento de capitais

A Unidade de Investigação Financeira (UIF) e a Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC) em Angola promovem, a partir desta segunda-feira, em Luanda, um workshop sobre Riscos de Branqueamento de Capitais relacionados com Negócios Designados Não Financeiros e Outras Profissões.

A actividade insere-se no âmbito do Projecto de Apoio ao Fortalecimento do Sistema de Confisco de Activos em Angola (PRO.REACT), financiado pela União Europeia (UE).

O Projecto tem como objectivo desenvolver um sistema eficaz de combate aos fluxos financeiros ilícitos, refere uma nota de Imprensa da ONUDC a que ANGOP teve acesso.

Tradicionalmente, as políticas de prevenção de branqueamento de capitais focam-se mais no sector financeiro e, devido à natureza não financeira de alguns negócios, existem entidades ou pessoas que podem estar particularmente expostos ao risco. 

Estas entidades incluem imobiliárias, casinos, advogados, notários, comerciantes de metais preciosos, contabilistas e outros profissionais independentes.

A esse respeito, o Grupo de Acção Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento de Terrorismo (GAFI)

recomenda que os países compreendam os riscos de branqueamento de capitais e financiamento de terrorismo associados a estas actividades e negócios, para melhor conhecer as estruturas em território nacional e aplicar medidas de mitigação do risco. 

As instituições angolanas continuam empenhadas em fortalecer o sistema nacional anti branqueamento de capitais e em implementar as recomendações do GAFI e as melhores práticas internacionais..

A Suíça é um dos países do mundo que nos últimos anos se tem distinguido no combate ao branqueamento de capitais. 

Deste modo, com o apoio da Embaixada da Suíça em Angola, três especialistas do "Institut de Lutte Contre la Criminalité Economique” (Neuchâtel, Suiça) com experiencia nestas matérias irão partilhar com Angola os seus conhecimentos e casos de sucesso. 

O workshop contará com a participação de 35 profissionais angolanos da UIF, SIC, SINSE, SIE, PGR, BNA, MIREX, Ordem dos Advogados e dos Contabilistas, do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos e ANIESA, que irão partilhar experiências e conhecimentos com os seus colegas da Suíça.