A TPA é um canal Canal generalista, dedicado à informação, ficção e entretenimento, parte integrante da Televisão Pública de Angola.

Com emissão diária de noticiários, talk shows e séries culturais, a TPA1 emite ainda através das produções próprias, entretenimento e cobertura de eventos desportivos

A Televisão Pública de Angola (TPA) é uma rede de televisão estatal angolana e principal emissora de televisão do país.

A sua sede oficial está em Luanda, que através da TPA1, é sintonizada através do Canal 2 VHF. O Presidente do Conselho de Administração é actualmente Francisco Mendes.

História

Em 1962, a Rádio Clube da Nova Lisboa (actual Huambo) iniciou emissões com as primeiras imagens e a transmissão de televisão em Angola. Dois anos mais tarde, iniciou em Benguela e depois de 1970 em Luanda. No entanto, as transmissões foram suspensas por estarem ilegais, visto que a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) tinha monopólio exclusivo nas TVs da então colónia portuguesa.

Em 1973, o Governo colonial português fundou a Radiotelevisão Portuguesa de Angola (RPA), secção da RTP.

Após a independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975, e a partida de cerca de 500 mil portugueses, o governo do Movimento Popular de Libertação de Angola nacionalizou a estação, passando a designar-se como Televisão Popular de Angola.

Apesar da longa Guerra Civil (1975-2002), em 1979, a TPA passou a emitir em Benguela e Lobito, em 1981 é recebida no Huambo (ex-Nova Lisboa). Só depois do ano de 1992, passou a ser transmitido na maior parte do país.[3][4]

Devido à regulamentação governamental nº 66/97 do canal em 1997, foi renomeado com o seu nome atual "Televisão Pública de Angola" (TPA).

Em 2000, foi criado o segundo canal em Luanda, chamado de TPA 2 e a então a TPA passou a chamar-se TPA 1. Em 2003, a TPA lançou a TPA Internacional, que passou a ser transmitida para a Europa via satélite e que, actualmente, pode ser recebido através da rede de cabo em Portugal.[5]

Inscreva-se no TPA e receba novidades

Ao indicar o seu email no campo seguinte, vamos poder enviar-lhe notificações periódicas e novidades da nossa página

Siga a TPA Web nas redes sociais