Saúde
27 Maio de 2023 | 14h40

Executivo disponibiliza mais de 11 mil milhões de kwanzas para combate à malária

O Executivo vai disponibilizar 11 mil 163 milhões 394 mil 770 Kwanzas (19 milhões 921 mil 679 dólares, ao câmbio do BNA) para a aquisição de medicamentos, testes e reagentes para o tratamento da malária, reduzir, no país, a taxa de mortalidade e morbidade causada pela doença.

De acordo com o Despacho Presidencial n.º109/23, de 24 de Maio,  publicado no Portal do Governo, o valor global é parte da resposta ao Programa Nacional de Combate à Malária em todo o território nacional.

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou, igualmente, a abertura de Procedimento de Contratação Emergencial para a celebração do contrato.

A propósito, o Titular do Poder Executivo delegou competências à ministra da Saúde, com a faculdade de subdelegar, para a aprovação das peças do procedimento e verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do procedimento para a celebração dos correspondentes contratos, incluindo a assinatura dos mesmos.

Dados oficiais dão conta que Angola registou, no primeiro trimestre, mais de dois milhões de casos, dos quais duas mil e 673 morreram.

Em 2022, de  acordo com dados oficiais, foram notificados  nove milhões 211 mil  346 casos de malária, sendo os maiores de 15 anos de idade, a faixa etária mais atingida com 38 por cento dos casos. 

Em Angola, a malária é um problema grave de saúde pública e constitui a primeira causa de morbimortalidade geral.

Fonte: Angop