Internacional
25 Março de 2024 | 14h37

Nesta 'cidade machista', homens têm aulas para aprender a ser cuidadosos

Homens reconhecem que podem ajudar mais nos cuidados familiares e estão a frequentar aulas para aprender como fazê-lo, na capital da Colômbia.

uma cidade amplamente machista, surgiu uma ideia inédita: ajudar os homens a tornarem-se melhores pais, maridos, companheiros, filhos e irmãos.

Desde 2021, que a cidade de Bogotá na Colômbia, acolheu um projeto inovador, cujos destinatários são os homens. Nele, estes são desafiados a aprender a cuidar melhor dos seus filhos e mulheres com aulas práticas.

Um dos participantes é Sergio Rivera. O homem, que reconhece o trabalho que a mãe teve para cuidar dele, assume que esta deveria ter sido uma tarefa partilhada.

"A minha mãe trabalhou duro para me educar e me dar tudo o que precisava. Mas não devia ser tudo deixado nas mãos das mulheres. Nós homens também temos que assumir a nossa parte", defende, citado pela CNN.

O fosso entre os géneros na capital da Colômbia é particularmente acentuado. Cerca de 30% da população feminina de Bogotá - 1,2 milhões de mulheres - presta cuidados não remunerados a tempo inteiro, numa média de 10 horas por dia. As mulheres no seu conjunto - incluindo as que também têm um trabalho remunerado - dedicam uma média de cinco horas e 32 minutos ao trabalho de prestação de cuidados por dia, em comparação com duas horas e 19 minutos para os homens, refere a CNN Internacional.

O curso em causa é composto por várias aulas, entre elas uma aula de cuidados de bebés, com recurso a bonecos, e outra de cuidados de cabelo, onde os homens são desafiados a serem mais sensíveis, uma vez que estes são trabalhos que precisam de um cuidado redobrado.

'Manzanas del Cuidado' é o nome da iniciativa em que se defende que as mulheres não nasceram com um ADN diferente que as tornou mais aptas que os homens para este tipo de cuidados e que os homens também sabem cuidar, mesmo que o façam com técnicas diferentes.

Fonte: NM