Internacional
21 Março de 2024 | 14h07

República Checa considera Rússia a maior ameaça para o país

O Parlamento da República Checa considerou hoje a Rússia como a maior ameaça à segurança do país, numa resolução que qualifica o governo russo de terrorista.

De acordo com o Parlamento de Praga, o Executivo de Moscovo é terrorista na medida em que procura alargar a esfera de influência à Ucrânia e a "outros países europeus".

O texto, que refere que a República Checa tem "interesse em assegurar que a guerra de [Vladimir] Putin falhe", e acusa Moscovo de "perpetrar crimes de guerra" como parte dos planos de expansão.

"A interrupção do fornecimento de equipamento militar levaria, pelo contrário, à conquista e à devastação da Ucrânia pelo regime 'terrorista' russo", refere o documento, que foi votado favoravelmente por 84 dos 143 eurodeputados do Parlamento de Praga.

Todos os que votaram a favor fazem parte da coligação liberal e conservadora liderada pelo primeiro-ministro Petr Fiala.

Outros 17 votaram contra, enquanto 42 se abstiveram, segundo o diário checo Lidove Noviny.

A República Checa, que lançou recentemente uma iniciativa de fornecimento de munições à Ucrânia, enviou até agora tanques de guerra, helicópteros e lança-foguetes de artilharia.

O plano checo consiste na compra de cerca de 800 mil cartuchos de artilharia para entregar a Kiev.

A Ucrânia tem alertado para a crescente escassez de munições e para o facto de haver menos soldados e voluntários.

Fonte: NM