Política
21 Março de 2024 | 09h10

EUA reiteram apoio ao desenvolvimento de Angola

Os Estados Unidos da América (EUA) reafirmaram, esta quarta-feira, em Luanda, o seu contínuo apoio ao desenvolvimento e o progresso de Angola.

A posição foi expressa pelo embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo Mushingi, durante um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, que serviu para abordar questões relacionadas com o reforço da cooperação bilateral, assim como o investimento americano no Corredor do Lobito, com vista a dinamizar o comércio, a indústria e outros sectores dos países vizinhos e arredores.

Durante o encontro, os dois interlocutores analisaram também aspectos ligados à agenda regional e multilateral, nomeadamente a situação no Leste da RDC, a crise política no Sudão do Sul, bem como a vinda, este mês, a Angola de uma delegação de Senadores do Congresso norte-americano para contactos oficiais com as autoridades angolanas.

Os objectivos da política externa dos Estados Unidos da América em Angola têm sido, dentre outros, o da promoção e fortalecimento das instituições democráticas, promover a prosperidade económica, melhorar a saúde e consolidar a paz e a segurança.