Saúde
21 Março de 2024 | 09h02

Fumar emagrece? Investigadores dizem que tem efeito contrário

Muitos acreditam que ao deixar de fumar o risco de engordar aumenta, mas, na realidade, um novo estudo afirma que tanto começar a fumar como fumar ao longo da vida pode aumentar significativamente a gordura abdominal, especialmente a gordura visceral. Trata-se de uma investigação feita no The Novo Nordisk Foundation Center for Basic Metabolic Research, na Dinamarca, e disponibilizada online.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores utilizaram uma forma de análise estatística que envolveu milhões de indivíduos para determinar a relação entre o tabagismo e um aumento da gordura abdominal, combinando os resultados de diferentes estudos genéticos para procurar relações. Também analisaram fatores como o consumo de álcool ou os antecedentes socioeconómicos.

Concluíram assim que "começar a fumar e fumar ao longo da vida pode causar um aumento da gordura da barriga", explica Germán D. Carrasquilla, o líder do estudo, em comunicado. Para além disto, numa análise mais aprofundada, descobriram que "o tipo de gordura que aumenta é mais provavelmente a gordura visceral, em vez da gordura logo abaixo da pele". 

É ainda importante esclarecer que o termo gordura visceral refere-se ao tipo de gordura não saudável localizada no interior do abdómen que está associada a um maior risco de doenças cardíacas, diabetes, acidente vascular cerebral e demência.

Por último, o autor principal do estudo explica que "a influência do tabaco na gordura da barriga parece ocorrer independentemente de outros fatores, como o estatuto socioeconómico, o consumo de álcool ou o grau de risco de uma pessoa".