Internacional
20 Março de 2024 | 16h54

Bruxelas quer modelo finlandês de defesa cidadã face a ameaça da Rússia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, encarregou o ex-presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, de elaborar um relatório para reforçar a preparação de cidadãos para a defesa replicando o modelo do seu país.

Temos muito que aprender da Finlândia", disse Von der Leyen numa conferência de imprensa em que esteve acompanhada do ex-presidente finlandês.

A presidente da Comissão Europeia defendeu ser útil discutir a "mentalidade específica" da Finlândia em matéria de preparação dos cidadãos para a defesa comum, procurando replicar esse modelo na Europa, perante um cenário de ameaça por parte da Rússia.

Von der Leyen lembrou que a Finlândia "aprendeu a viver com um vizinho tão imprevisível e agressivo" como a Rússia, salientando a necessidade de todos os cidadãos estarem preparados para todo o tipo de ameaças externas.

A líder europeia explicou que, no modelo finlandês, "cada parte da sociedade está capacitada para ajudar a proteger as funções vitais em tempos de crise".

"O modelo finlandês é um conjunto de experiências através da História, durante séculos, como um país vizinho da Rússia", explicou, por seu lado, Niinisto.

O presidente finlandês sublinhou que a preparação para a segurança e a defesa é um objetivo muito amplo e, por isso, também o deverá ser o relatório que será elaborado pela Comissão Europeia que sair das eleições de junho, com aspetos que vão para além da defesa militar convencional.

"Este é o momento de despertarmos. Estou muito orgulhoso de ter sido encarregado desta tarefa", concluiu Niinisto, dizendo que sempre foi um defensor de uma política europeia de segurança e defesa mais forte.

Fonte: NM