Economia
15 Março de 2024 | 15h18

País regista crescimento de 12% na comercialização de diamantes

Angola comercializou, em 2023, cerca de nove milhões 396 mil quilates de diamantes brutos, correspondendo ao valor bruto de 1,5 mil milhões de dólares (um dólar vale em Kz 832,633), representando um acréscimo de quase 12%, comparativamente ao ano anterior.

A informação foi prestada hoje, em Luanda, pelo secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, referindo que os cerca de nove milhões 396 mil quilates de diamantes brutos foram comercializados ao preço médio de USD 163 por quilates.

Ao intervir na cerimónia de balanço das realizações da produção, comercialização e exportação de diamantes referentes ao ano 2023, o responsável disse que, do total de produção, a Sociedade Mineira do Catoca foi a que mais contribuiu na produção, com cerca de 71% da produção.

O secretário de Estado disse que a produção total realizada em 2023 representa uma diminuição de cerca de 21%, comparativamente à previsão estabelecida.

"Justifica-se por vários factores, com realce para os serviços de optimização e condicionamento da central de tratamento da Sociedade Mineira do Luele e a reestruturação de alguns projectos mineiros”, disse.

As exportações diamantíferas totalizaram 9.91 milhões de quilates, representando um acréscimo de quase 12%, comparativamente a 2022, sendo que a receita bruta das exportações foi de 1.56 mil milhões de dólares, mostrando uma redução de aproximadamente 20%, em relação a 2022.

Explicou que a redução é justificada pela baixa dos preços do mercado, face ao ano anterior.

Apontou que os principais destinos das exportações de diamantes foram os Emirados Árabes Unidos, com 72%, e a Bélgica, com 26%.

Quanto às perspectivas, indicou que a pretensão é ultrapassar os 10 milhões de quilates de diamantes brutos "e nós esperamos, com isso, quebrar a barreira dos 10 e prevemos continuar a subir”.