Política
12 Março de 2024 | 09h51

Presidente do Rwanda também aceita encontro com homólogo da RDC

O Presidente do Rwanda, Paul Kagame, vai reunir-se com o seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, em data e local por se definir, para se sanar a crise entre os dois países.

A informação foi prestada hoje, segunda-feira, à imprensa, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, no final de um encontro entre o Presidente angolano, João Lourenço, e o seu homólogo rwandês, Paul Kagame, no quadro de uma visita de algumas horas deste a Angola.

Segundo Téte António, João Lourenço foi designado pela União Africana como mediador para cuidar da questão das relações entre a República Democrática do Congo e o Rwanda, incluindo o aspecto relacionado com o M23. 

Durante a reunião, ficou acordado, para breve, que o Presidente Paul Kagame vai se encontrar com Félix Tshisekedi, numa data a ser  indicada pelo mediador.

A parte rwandesa aceitou o princípio, que já tinha sido acordado com o lado congolesa, no sentido de as delegações ministeriais trabalharem para se chegar a este passo. 

Este é, reforçou, o resultado do encontro entre os dois chefes de Estado no sentido de continuarem os esforços do mediador para encontrar a paz e a reconciliação na região, sobretudo no leste da RDC.

A deslocação de Paul Kagame a Luanda surge pouco menos de duas semanas depois da efectuada pelo seu homólogo da RDC, Felix Tshisekedi, que também se reuniu com o Presidente João Lourenço. 

No final dessa reunião, foi anunciado que Tshisekedi aceitou encontrar-se com Paul Kagame para discutir a crise diplomática entre os dois países vizinhos e a rebelião na RDC