Política
26 Fevereiro de 2024 | 14h12

Chefe de Estado regressa de Windhoek

O Chefe de Estado, João Lourenço, regressou domingo a Luanda, proveniente de Windhoek, Namíbia, onde participou nas exéquias do Presidente Hage Geingob, falecido a 4 de Fevereiro, aos 82 anos.

O estadista angolano, que assistiu, ontem, ao funeral de Estado do Presidente namibiano no Memorial Heroes’ Acre, recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e de outras individualidades.

Acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, o Presidente da República, igualmente líder em exercício da SADC, tinha já participado, no sábado, no Independence Stadium, noutra cerimónia de Estado pelo passamento físico de Hage Geingob.

Na ocasião, ao tomar a palavra, afirmou-se convencido de que o povo namibiano saberá transformar a dor e tristeza pela perda em energia para se dedicar, com vigor, à construção da sua Nação.

João Lourenço acredita que os namibianos saberão dedicar-se à construção de uma Nação, forte, resiliente e exemplar em termos de estabilidade, segurança e paz, que o Presidente Hage Geingob tinha no seu projecto de Nação.

Hage Geingob foi o terceiro Presidente da Namíbia, depois de Sam Nujoma e Lucas Pohamba.

Fonte: JA