Internacional
21 Fevereiro de 2024 | 14h31

Chefes da prisão onde morreu Navalny sancionados pelo Reino Unido

"Os responsáveis ​​pelo tratamento brutal de Navalny não devem ter ilusões – iremos responsabilizá-los”, disse o secretário dos Negócios Estrangeiros, Lord Cameron.

O Reino Unido congelou os bens de seis encarregados russos da colónia penal do Ártico, onde morreu o líder da oposição Alexei Navalny.

Segundo a BBC, os indivíduos sancionados também serão proibidos de viajar para o Reino Unido.

Os líderes ocidentais têm acusado a Rússia e dizem que a culpa pela morte de Navalny recai sobre as autoridades, incluindo o presidente Putin.

"Os responsáveis ​​pelo tratamento brutal de Navalny não devem ter ilusões – iremos responsabilizá-los”, disse o secretário dos Negócios Estrangeiros, Lord Cameron, ao anunciar as sanções. 

Note-se que a morte de Navalny desencadeou uma série de diligências diplomáticas numa relação que era já tensa. O escalar da guerra em que a Europa se colocou do lado da Ucrânia -, sancionando a Rússia e instando Putin a cessar-fogo - piorou o 'cenário', mas a morte de Navalny fez aumentar as críticas de tom, levando a Europa e vários países (incluindo Portugal), a cessar protocolos de amizade e cooperação com Moscovo. 

Fonte: NM