Internacional
21 Fevereiro de 2024 | 10h37

Putin enviou um carro blindado para o amigo Kim como agradecimento pelos armamentos.

Putin recebeu seu aliado em Vladivostock em setembro de 2023 (Foto: AFP/AP). Nada diz “Obrigado pelas munições” como uma limusine blindada de £ 350.000.

Vladimir Putin sabe como mimar um aliado, enviando a Kim Jong Un um carro de luxo russo para sua coleção pessoal.

Este é o mais recente exemplo das "relações amigáveis especiais” entre os dois países, que só se fortaleceram desde a invasão em larga escala da Ucrânia.

A Rússia estava ficando sem armas em 2023 – isso ficou evidente durante os ataques no leste da Ucrânia, depois que equipamentos-chave foram destruídos usando mísseis Storm Shadow fornecidos pelos britânicos.

Para repor os estoques, o Kremlin se aproximou da Coreia do Norte, abrindo uma linha de suprimentos que sugeria planos de continuar a guerra por muito tempo.

O presente foi entregue aos principais assessores de Kim pelo lado russo no domingo, informou a agência de notícias oficial KCNA.

A irmã de Kim "educadamente transmitiu os agradecimentos de Kim Jong Un a Putin ao lado russo, dizendo que o presente serve como uma clara demonstração das relações pessoais especiais entre os principais líderes.”

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul enfatizou que estava monitorando de perto as relações entre Rússia e Coreia do Norte, ao mesmo tempo em que instava ambos os países a cumprirem as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.