Internacional
16 Fevereiro de 2024 | 10h45

Dois soldados sul africanos mortos por explosão de morteiro no leste da RDC

Dois soldados sul africanos morreram e três ficaram feridos após a base ter sido atingida por um morteiro, no leste da RDC, numa altura em que aumentou a violência na região, informaram as Forças Armadas da África do Sul, nesta quinta-feira.

A Força de Defesa Nacional da África do Sul, que supervisiona todas as forças armadas do país, disse acreditar que a explosão de morteiros na quarta-feira foi resultado de "fogo indirecto" e está a decorrer uma investigação para determinar o responsável, de acordo com a Africanews.

A África do Sul enviou soldados para a RDC como parte da missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral para combater contra os grupos rebeldes armados no leste.

A África do Sul anunciou esta semana o envio de um novo contingente de 2.900 soldados para o leste da RDC. Não foi apurado se os mortos e feridos faziam parte desse novo contingente.

A base atingida estava na província de Kivu do Norte, disse o porta-voz da Força de Defesa Nacional da África do Sul, Siphiwe Dlamini. Os feridos foram levados para um hospital na cidade de Goma.