Internacional
15 Fevereiro de 2024 | 08h58

Israel acusa jornalista da Al Jazeera de ser comandante do Hamas

O exército israelita acusou hoje, sem avançar provas, um jornalista da estação televisiva Al Jazeera, Ismail Abu Omar, ferido na terça-feira no sul da faixa de Gaza e que perdeu uma perna, de ser "comandante adjunto" do Hamas. Israel acusa jornalista da Al Jazeera de ser comandante do Hamas

Abu Omar "é comandante adjunto do Batalhão Oriental de Khan Younis [no sul da Faixa de Gaza] do Hamas", afirmou hoje um comunicado dos militares israelitas, sem avançar qualquer prova de suporte da acusação.

Esta não é a primeira vez que Israel acusa jornalistas da Faixa de Gaza, dos quais pelo menos 78 já foram mortos, segundo um registo do Comité para a Proteção de Jornalistas, de pertencerem ou estarem relacionados com milícias islamitas na Faixa de Gaza.

Em 10 de janeiro, os militares israelitas acusaram dois jornalistas assassinados durante um bombardeamento aéreo - Mustafa Thuria, colaborador, entre outros, da AFP, e Hamza al-Dahdouh, também da Al Jazeera e filho do conhecido repórter Wael Al-Dahdouh -- de serem "agentes terroristas" do Hamas e da Jihad Islâmica.

Agora, a par de Abu Omar, o seu operador de câmara, Ahmad Matar, também ficou ferido com gravidade, o que os levou a serem operados de urgência no Hospital Europeu da Faixa de Gaza, com Abu Omar a sofrer a amputação da perna direita.