Em termos práticos, com a aplicação de
Inteligência Artificial este tipo de óculos permite também, por exemplo,
a tradução simultânea em tempo real disponível no campo de visão, a
visualização de localização e percursos a fazer, podendo também
responder a questões que são colocadas pelo utilizador (por exemplo, com
recurso ao ChatGPT).
Este é um novo segmento que está a
crescer bastante, com soluções cada vez mais sofisticadas, sendo que os
preços também se vão tornando acessíveis devido ao investimento de mais
fabricantes neste tipo de armações. De acordo com as capacidades
técnicas e especificidades tecnológicas, pudemos ver nesta feira modelos
cujo preço oscila entre os 300 e os 1.200 dólares.
Esta não é, no entanto, a grande fatia
do negócio óptico em termos mundiais. De acordo com a consultora
americana Grand View Research, o valor do mercado mundial vai
ultrapassar em 2024 os 200 mil milhões USD, e está a crescer a um ritmo
médio anual de + 8,5% desde 2020. São os óculos utilitários (para
problemas de visão) e os óculos de sol que fazem grande parte das vendas
em todo o mundo.
Há muito tempo que os óculos tornaram-se
um acessório de moda, o que faz com tenham estado presentes nesta
montra os maiores estilistas mundiais, sendo que nesta edição da MIDO
houve também um espaço próprio para novos estilistas, Academia e
Startups”.
A concorrência é muito grande neste
particular, não sendo apenas o formato e a cor que pesam nas propostas,
mas também o tipo de materiais utilizados (uma preocupação enorme com o
biodegradável e utilização de materiais e processos que protejam o
ambiente).
O desenvolvimento do mercado está também
a fazer-se ao nível dos materiais utilizados nas armações e nas lentes.
Os avanços da ciência resultaram no desenvolvimento de materiais leves e
duradouros para óculos. Estes materiais, como os metais com memória e
os plásticos de alta tecnologia, proporcionam maior conforto e
flexibilidade aos utilizadores, a preços razoáveis.
Destacar também os óculos impressos em
3D, que permitem designs mais personalizados e práticos, oferecendo aos
consumidores opções únicas para se adaptarem aos seus estilos
individuais e características faciais.
Tradicionalmente, este negócio foi
comandado por europeus (italianos à cabeça) e americanos, mas hoje são
os fabricantes asiáticos, não apenas da China, mas também da Índia,
Coreia do Sul ou Vietnamque, por exemplo, trazem propostas fortemente
concorrenciais na relação qualidade/preço.
Nesta feira ocupavam dois pavilhões, com
uma forte agressividade comercial, sendo opinião unânime que apesar de
estarem longe de ter uma posição importante no segmento alto e
médio/alto, são já os maiores fornecedores de armações e lentes para o
mercado utilitário.
A edição da MIDO 2024 contou com mais de
1.200 expositores oriundos de 50 países, sendo que cerca de 75% eram
estrangeiros e 25% italianos. Dos expositores que vieram de fora de
Itália, cerca de metade eram europeus, 42% vieram da Ásia, e 8% de
outras paragens. Destacar aqui a participação de empresas da América
Central e do Sul, com o Brasil a assumir o maior protagonismo. Embora
ainda sem os números oficiais divulgados, de acordo com o que o Expansão
apurou junto da organização, terão estado presentes cerca de 45.000
visitantes, cerca de 75% vindos da Europa e 25% do resto mundo.