Internacional
12 Fevereiro de 2024 | 11h50

Secretário da Defesa dos EUA internado nos cuidados intensivos

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, que foi diagnosticado com cancro da próstata e recentemente operado, encontra-se internado numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), em Washington.

Segundo os responsáveis do Centro Médico Militar de Walter Reed, citados pela agência de notícias Reuters, Austin foi internado no domingo para tratamento de "sintomas que sugerem um problema urinário urgente".

Em comunicado, o porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, informou, no domingo, que o responsável "foi para o hospital com os sistemas de comunicações confidenciais e não confidenciais necessários ao desempenho das suas funções".

Posteriormente, foi anunciado que Lloyd Austin delegou as suas funções para a vice-secretária da Defesa, Kathleen Hicks, por volta das 16h55 (21h55 em Lisboa).

Sublinhe-se que Lloyd Austin foi internado e diagnosticado com cancro da próstata, no final de dezembro, tendo ocultado a informação à Casa Branca. No passado dia 1 de fevereiro, pediu desculpas pela forma como reagiu e admitiu que devia ter comunicado o internamento hospitalar.

"Quero ser claro. Não agi corretamente", admitiu o chefe do Pentágono, perante os meios de comunicação social, numa mensagem em que assumiu "total responsabilidade" pelos erros.