Internacional
08 Fevereiro de 2024 | 09h10

Rússia tem feito tudo ao seu alcance para ajudar reféns em Gaza

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, quarta-feira, que Moscovo alcançou "resultados específicos" nos esforços diplomáticos para libertar os reféns detidos pelo Hamas em Gaza.

Acrescentando que  a Rússia "tem feito de tudo" o que está ao seu alcance "para ajudar" estas pessoas.  

Estas declarações foram feitas pelo chefe de Estado russo durante uma reunião com os líderes da comunidade judaica russa.  

"Na sequência da escalada da situação no Médio Oriente, a Rússia tem feito tudo o que está ao seu alcance para ajudar as pessoas que são mantidas reféns", disse Putin.

Afirmação foi feita numa reunião com o rabino chefe da Rússia, Berel Lazar, e o presidente da Federação das Comunidades Judaicas da Rússia, Alexander Boroda, segundo citam as agências russas.

"Como é sabido, o nosso Ministério dos Negócios Estrangeiros trabalhou através da ala política do Hamas e, no geral, houve resultados específicos", indicou, sem revelar, contudo, detalhes.

O presidente da Rússia fez ainda questão de dizer que, além dos cidadãos russos, Moscovo também procurou ajudar cidadãos estrangeiros. "Mas eu sei, eu compreendo, que é vital continuar com estes esforços. E é isso que estamos a fazer", completou.

De notar que Moscovo tem apelado às negociações entre Israel e o Hamas e reitera o seu apoio a uma solução de dois Estados com a criação de um Estado palestiniano, com críticas à acção militar israelita na Faixa de Gaza.