"Nos próximos meses, rotularemos as imagens que os usuários publicarem no Facebook, Instagram e Threads sempre que pudermos detectar indicadores, conforme as normas da indústria, que revelem se são geradas por IA", anunciou o responsável por assuntos internacionais da Meta, Nick Clegg, num blog, citado pela AFP.
A empresa de tecnologia e media social já identifica imagens feitas por robôs com a ajuda da própria ferramenta, Meta IA, lançada em Dezembro.
Daqui para frente, "queremos poder fazer o mesmo com conteúdos criados com ferramentas de outras empresas" como Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney ou Shutterstock, acrescentou o responsável da Meta.
"Estamos a construir essa ferramenta no momento e começaremos a aplicar, nos próximos meses, etiquetas em todos os idiomas compatíveis com cada aplicativo", destacou.
O aumento da IA generativa faz crescer a preocupação de que as pessoas usem essas ferramentas para semear o caos político, especialmente por meio da desinformação, uma vez que quase metade da população mundial irá às urnas em 2024.
Fonte: JA