Sociedade
07 Fevereiro de 2024 | 09h01

Mais de um milhão de famílias vulneráveis cadastradas no SIIPS

Um milhão, 485 mil 532 agregados familiares vulneráveis de 87 municípios do país estão, até ao momento, cadastrados no Sistema Integrado de Informação da Protecção Social (SIIPS) numa iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS).

A informação foi prestada, esta terça-feira, pelo director-geral do FAS, Belarmino Jelembi, durante o acto de apresentação oficial da plataforma SIIPS, aos membros do Governo da província do Huambo, que disse se tratar de um total de três milhões, 990 mil 560 pessoas.

Explicou que o SIIPS, com informações importantes de pessoas carentes em diversas regiões do país, resulta do processo de cadastramento das famílias, no quadro do Programa de Fortalecimento do Sistema de Protecção Social (Kwenda).

Informou que, dos um milhão, 485 mil 532 agregados familiares vulneráveis cadastrados, até ao momento, um milhão, 29 mil 393 membros já beneficiou de transferências sociais monetárias.

Segundo o responsável, o SIIPS possui informação social de base, categorizada por grupos vulneráveis, com o objectivo de auxiliar na planificação e na gestão de implementação de programas e projectos de apoio às famílias dos 87 municípios.

Sobre a Inclusão Produtiva, adiantou que o programa beneficiou, de forma directa, 25 mil 324 famílias e, indirectamente, outras 84 mil 260, estando inscritos, neste momento, novos 18 mil 187 agregados.

No quadro da Municipalização da Acção Social, outra componente do programa, disse que estão a ser criados 59 Centros Integrados (CASI), dos quais 22 já foram entregues e em funcionamento, tendo atendido 90 mil 175 beneficiários.

Acrescentou que o SIIPS detém, igualmente, informação sobre mil 603 famílias já beneficiadas de registo civil, nomeadamente a cédula pessoal e do Bilhete de Identidade.

Por sua vez, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, agradeceu ao FAS por escolher esta região do país para apresentar o SIIPS, que visa colocar à disposição do Governo local e das administrações municipais informações detalhadas dos beneficiários do Kwenda, para além de auxiliar

Manifestou a disponibilidade em usar as valências da plataforma SIIPS para a planificação e gestão de programas e projectos nos municípios, com foco no bem-estar social das famílias.

Destacou a importância do Kwenda no apoio às famílias vulneráveis, cuja implementação decorre no quando das reformas previstas no Sistema Nacional de Protecção Social, na perspectiva de reduzir a pobreza nas comunidades no curto e médio prazos.

Informou que a na província do Huambo o Kwenda atingiu cinco municípios, nomeadamente o Bailundo, Cachiungo, Ecunha, Londuimbali e Mungo, num total de 209 mil agregados familiares cadastrados, dos quais 173 mil 206 já beneficiaram das transferências sociais monetárias.

O Kwenda está avaliado em 420 milhões de dólares norte-americanos, com um financiamento do Banco Mundial de 320 milhões de dólares, enquanto os demais 100 milhões são provenientes do Tesouro Nacional, para atender, faseadamente, um milhão 608 mil famílias carentes do país.