Sociedade
06 Fevereiro de 2024 | 09h04

Angola acolhe conferência "New Space in Africa 2024"

A capital angolana acolhe, de 2 a 5 de Abril próximo, a conferência "New Space in Africa 2024", numa iniciativa da União Africana (UA) e da "Space in Africa", informou esta segunda-feira, em Luanda, o ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

O governante falava à imprensa no final de um encontro com responsáveis da União Africana para Área Espacial, Ouattara Tidiane, e da Space in Africa, Temidamo Oniosun, que efectuam uma visita de trabalho ao país, destinada a inteirar-se dos preparativos do evento.

O evento vai decorrer sob o lema "O papel do espaço na diminuição da pobreza em África".

Segundo o ministro, pretende-se com a realização da cimeira trabalhar com a União Africana na perspectiva de que esta indústria contribua para aquilo que são os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e do programa da UA.

Disse que, com isso, o continente poderá atingir os objectivos do progresso, a juventude dar um contributo à economia, usando a tecnologia espacial, de modo que a ciência em África se desenvolva, beneficiando toda a população.

Referiu que durantes os dias da visita, vão partilhar experiências com especialistas nas áreas da indústria espacial e satélite, para mostrarem ao mundo o programa espacial angolano e o que têm feito neste sentido. 

Salientou estarem a criar todas as condições junto com a União Africana, para a realização exitosa desta conferência.

Por sua vez, Ouattara Tidiane afirmou que o evento constitui uma oportunidade para Angola apresentar as suas potências em termos de quadros dos ramos espacial e os seus jovens com domínio da tecnologia.

Mostrou-se satisfeito com o nível de preparação de Angola para a realização da conferência.

Já o director da Space in Africa, Temidamo Oniosun, explicou que o evento sobre a indústria espacial tem estado a gerar 20 milhões de dólares.

Avançou que o objectivo desta organização é estudar como podem usar esses recursos, para reduzir a pobreza em África.

Disse que esperam por cerca de 500 delegados de diferentes países do continente, entre os quais Estados Unidos, China, Japão, assim como da Comissão da União Europeia.

O evento é uma reunião de alto nível de líderes da indústria espacial e de satélite africanos.

Fonte: Angop