Política
25 Janeiro de 2024 | 09h53

João Lourenço avalia situação regional com homólogos da RDC e do Rwanda

O Presidente da República, João Lourenço, manteve, quarta-feira, em momentos separados, conversas telefónicas com os homólogos da República Democrática do Congo (RDC) e do Rwanda, Félix Tshisekedi e Paul Kagame, respectivamente, com os quais avaliou o reforço das relações bilaterais e questões regionais.

O Chefe de Estado angolano tem jogado um papel fulcral no processo de pacificação do Leste da RDC, cuja situação ali reinante já chegou a afectar a relação entre a República Democrática do Congo e o Rwanda, que chegaram a trocar acusações.

Na qualidade de presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), o Chefe de Estado angolano tem desenvolvido esforços para a busca da estabilidade e o desenvolvimento da região e do continente.  

João Lourenço e Félix Tshisekedi já haviam analisado a possibilidade do reforço da cooperação bilateral durante um encontro de trabalho mantido, há quatro dias, em Kinshasa, antes do início da cerimónia de investidura do estadista congolês, realizado no maior recinto desportivo daquela cidade, o Estádio dos Mártires.

João Lourenço foi um dos Chefes de Estado presentes em Kinshasa para testemunhar o acto de investidura de Tshisekedi para o segundo mandato de cinco anos.

Desde a chegada ao poder, em 2017, o Presidente João Lourenço tem dedicado uma maior atenção à política externa do país, com maior incidência para os eixos virados para diplomacia económica, com vista à atracção de investimento estrangeiro directo para o país. É prova disso as deslocações ao exterior do país, que não deixam de fora as oportunidades regionais e continentais, com o intuito de melhorar a  cooperação económica com os países africanos.

No quadro da agenda diplomática, o Presidente da República, que ostenta o título de Campeão para a Reconciliação e Paz em África, atribuído pela União Africana, como reconhecimento do empenho em causas de paz no continente, sobretudo no Leste da RDC, continua a dar ênfase à busca da paz em África, partilhando com os países em conflito a experiência de Angola em matéria de resolução pacífica de conflito.

A crise de paz e segurança no Leste da RDC é o que mais atenção tem merecido das acções levadas a cabo pelo estadista angolano no quadro do processo de pacificação do continente.

A título de exemplo, são os vários encontros realizados em Luanda, sendo o mais notável a Cimeira quadripartida, sob coordenação da União Africana e a participação das Nações Unidas, cujo objectivo foi encontrar as melhores vias e soluções duradouras aos desafios de paz e segurança na região Leste da República Democrática do Congo.

Uma das grandes conquistas até agora alcançada pelo Presidente João Lourenço, para o fim deste problema, foi o Roteiro de Luanda, instrumento que vem sendo implementado até agora, tendo já permitido a assinatura do cessar-fogo em vigor desde Março do ano passado.

O documento, considerado pelas Nações Unidas, uma grande solução para aquele problema, foi adoptado em Luanda, no dia 6 de Julho de 2022, durante a Cimeira Tripartida entre Angola, a República Democrática do Congo e o Rwanda.

Fonte: JA