Tecnologia
24 Janeiro de 2024 | 08h45

Coreia do Norte usa IA para ataques de hackers, diz Seul

A Coreia do Norte utiliza a Inteligência Artificial (IA) para ataques cibernéticos e atividades ilegais na Internet, afirmaram hoje os serviços secretos sul-coreanos.


Recentemente, confirmou-se que os piratas informáticos norte-coreanos utilizam a IA generativa para procurar alvos de pirataria informática e tecnologias necessárias para a pirataria", disse hoje um funcionário do Serviço Nacional de Inteligência (NIS, na sigla inglesa) sul-coreano, em declarações divulgadas pela agência de notícias do país Yonhap.

No ano passado, foram levadas a cabo mais 36% de tentativas de pirataria informática no setor público da Coreia do Sul do que em 2022, 80% pelo Norte e 5% pela China, denunciou a mesma fonte.

Entre os alvos de Pyongyang encontram-se as agências de agricultura e pescas de Seul, com informação utilizada para tentar resolver a crise alimentar da Coreia do Norte, bem como empresas de construção naval e de serviços de defesa.

A Coreia do Norte também é suspeita de usar trabalhadores de empresas de tecnologia no exterior para inserir códigos maliciosos em programas de software desenvolvidos por essas empresas para roubar criptomoedas, acusou o NIS.

Fonte: NM