Economia
18 Janeiro de 2024 | 16h29

Mais de mil produtos nacionais já têm selo "Feito em Angola"

Mil e 299 produtos nacionais, sobretudo alimentares, já possuem o selo Feito em Angola, informou o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), João Nkosi.

O rótulo atribuído pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP), no quadro das estratégias do Executivo, de estímulo à produção nacional e à redução das importações, já abrange 303 empresas.

De acordo com o PCA, que falava na cerimónia que marcou a adesão do Banco Angolano de Investimentos (BAI)  ao selo "Feito em Angola”, os sectores da indústria transformadora apresentam maior número de selos emitidos com 70 por cento do registo a nível nacional.

Adiantou que se destacam também os sectores da agricultura, das pescas, bem como no domínio da economia digital, como  empreendedorismo em startups.

O sector da agricultura, disse, está numa dinâmica, em que a curto prazo, o INAPEM tem intensificado, dentro das estratégia a desenvolver para 2024, trabalhos com os operadores que estão a desenvolver actividades na área, para uma maior adesão ao referido selo.

O PCA lembrou que podem aderir ao selo as empresas angolanas certificadas a nível do INAPEM, aquelas que cumprem com o tema da classificação da actividade económica e que desenvolvem actividades e  a produção pelo menos 30 por cento do valor acrescentado nacional, em termos de matéria prima.

Destacou, por outro lado, a adesão do banco BAI, por ser a primeira instituição financeira angolana que vai utilizar o selo " Feito em Angola”, nas suas actividade de serviços e bens.

" Ao aderir ao selo, o BAI reconhece a importância do fomento e valorização da produção nacional e que este é mais um passo para o desenvolvimento da economia, através da produção nacional e do emprego em Angola”, salientou.

Por sua vez, o administrador Executivo do BAI, Juvelino Domingos, afirmou que a adesão da instituição financeira ao selo é um passo em direcção ao fortalecimento da economia nacional.

O administrador considerou ainda o selo Feito em Angola um catalisador para uma nova era de responsabilidade corporativa e de desenvolvimento sustentável em Angola.

"Esta parceria entre o BAI e o INAPEM mostra o valor desta aliança estratégica, bem sucedida entre o Estado e o sector privado, para a criação de um ecossistema robusto e sustentável para o crescimento económico”, asseverou.

O selo Feito em Angola é uma iniciativa governamental para promover produtos e serviços com elevado Valor Acrescentado Nacional (VAN), o que reforça a necessidade de cumprimento de critérios rigorosos de qualidade. ASS/AC

Selo Feito em Angola © Fotografia por: Alberto Julião (Angop)

Fonte: Angop