Saúde
18 Janeiro de 2024 | 16h17

IES especializa 38 mil profissionais de saúde até 2027

O Instituto de Especialização em Saúde (IES) vai, até 2027, especializar 38 mil quadros do sector no país, no âmbito da implementação do Projecto de Formação de Saúde, com vista a dirimir as assimetrias entre as várias classes, informou o director-geral da instituição, Mateus Guilherme.

Os dados foram avançados hoje, quinta-feira, no Lubango, Huíla, num encontro com os profissionais do sector da Saúde das províncias da Huíla, Namibe e Cunene, que visou auscultar sobre o Projecto de Formação de Saúde.

O encontro serviu para divulgar a estrutura e a metodologia adaptada para a implementação  do projecto e  recolha de  contribuições para o  enriquecer.

Segundo, o responsável, para a concretização deste desiderato, o país negociou  com o Banco Mundial um  financiamento de 200 milhões dólares norte-americanos, acção que vai dar corpo ao programa emergencial de formação de recursos humanos na Saúde.

Detalhou que o programa emergencial afim tem como objectivo garantir a implementação desse projecto, com base na sustentabilidade e no desenvolvimento das acções do mesmo.

Segundo o responsável, o programa entrará em vigor nos próximos meses e a intenção, no encontro do Lubango, foi de recolher o contributo dos beneficiários, de formas a que o mesmo possa reflectir as preocupações e as necessidades de assistência médica da população em áreas específicas.

O país, conforme a fonte, enfrenta um défice em termos de recursos humanos no sector da saúde, que é transversal às áreas médica, enfermagem, de diagnósticos e do regime geral, situação que incide fundamentalmente em especialistas, não obstante as acções já empreendidas para sanar o problema.

"Nós observamos e esta é a análise feita com rigor, que o défice é galopante, porque os níveis de formação não acompanham o  crescimento da  população e das necessidades da assistência”, lamentou. BP/MS


Assistência médica em hospital da Huíla © Fotografia por: Morais Silva (Angop)

Fonte: Angop