Sociedade
18 Janeiro de 2024 | 10h49

National Geographic apresenta projecto Lisima no fórum de Investidores do Okavango

O Projecto de Vida Selvagem do Okavango da National Geographic vai apresentar, o projecto Lisima, no primeiro fórum de investidores, que decorre de 17 à 22 deste mês, em Menongue, província do Cuando Cubango.

Esta apresentação vai girar em torno das principais actividades do projecto que decorrem na paisagem de Lisima assim como apresentar uma proposta do sítio Ramsar, uma zona húmida de importância internacional.

O sítio Ramsar proposto, denominado por Lisima Lya Mwono (fonte da vida), cobre uma área de aproximadamente 53 mil km² e sustenta a vida de várias espécies importantes de fauna e flora, bem como desempenha um papel importante no fornecimento de água para mais de um milhão de pessoas.

O evento vai, igualmente, abordar o recente estudo da National Geographic que definiu os limites em torno da Torre de Água das Terras Altas de Angola (Angola Highlands Water Tower – AHWT) que indica existir uma média de 423 quilómetros cúbicos de chuva a cair sobre a AHWT a cada ano, o que equivale a quase 170 milhões de piscinas olímpicas.

O Projecto de Vida Selvagem do Okavango da National Geographic tem trabalhado com comunidades e governos para garantir protecção permanente e sustentável para a grande bacia Hidrográfica do Cubango-Okavango, que abrange Angola, Namíbia e Botsuana, lê-se no documento enviado ao JA Online.

O primeiro Fórum de Investidores para a região angolana do Okavango, um dos maiores destinos de lazer de Menongue, foi aberto ontem, pela ministra de estado para Área Social, Dalva Ringote, em colaboração com o governador provincial do Cuando Cubango, José Martins.