Internacional
15 Janeiro de 2024 | 15h21

NASA confirma que 2023 foi o ano mais quente desde que há registos

A agência espacial norte-americana notou que há uma grande probabilidade de 2024 continuar esta tendência.

A NASA anunciou oficialmente que 2023 foi o ano mais quente desde que há registo em 1880, confirmando assim as informações que já haviam sido avançadas pelo programa europeu Copernicus.

"O relatório de temperatura global da NASA e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) confirmam o que milhares de milhões de pessoas em todo o mundo experienciaram no ano passado; estamos a lidar com uma crise climática”, afirmou o administrador da agência espacial norte-americana, Bill Nelson.

No global, o relatório da NASA refere que, no ano passado, o planeta esteve 1,4 graus Celsius mais quente do que a média registada no final do século XIX.

O administrador da NASA referiu que alguns sinais desta crise climática são o "calor extremo, os incêndios florestais, a subida do nível dos oceanos”, afirmando que "podemos ver que a nossa Terra está a mudar”.

O mesmo relatório sublinha que este aquecimento da temperatura se tem vindo a sentir ao longo dos últimos dez anos, notando que há uma grande probabilidade de o ano 2024 voltar a atingir recordes de temperatura.


Fonte: NM