Internacional
15 Janeiro de 2024 | 15h01

Apesar do frio, Trump faz apelo ao Iowa: "Mesmo que morras, vale a pena"

'Caucus' do Iowa, que acontece esta segunda-feira, marca início da corrida à Casa Branca.

s Estados Unidos enfrentam duras temperaturas face às tempestades de neve que estão a afetar o país, com vários estados sob alerta e avisos meteorológicos. No entanto, no dia em que se assinala o início da corrida à Casa Branca com um 'caucus' no estado do Iowa, Donald Trump exortou os seus apoiantes a sair de casa.

Um 'caucus', sublinhe-se, é uma reunião de eleitores registados ou simpatizantes de um determinado partido, que se juntam num determinado local a uma determinada hora para escolher delegados.

De notar que este 'caucus' que vai levar os republicanos a deliberar partido nas eleições presidenciais de novembro e só terá efeito prático no Partido Republicano, uma vez que os democratas mudaram as regras da escolha de candidatos.

No Iowa, onde o vento se pode levar a temperaturas de -40ºC, um nevão obrigou, esta segunda-feira, a uma pausa em eventos de campanha. Contudo, Trump está decidido a que os seus apoiantes saíam à rua e, para deixar o apelo, simulou uma conversa entre parceiros,.

"Se estiveres muito doente, dizes: 'querida, mesmo que votes e depois morras, vale a pena'", disse. 

Recorde-se que o 'caucus' é uma reunião de pessoas com interesses ou objetivos comuns, que pode repetir-se em diversos locais nos estados onde decorrem, com os participantes a discutir assuntos partidários em que indicam a sua preferência por um candidato presidencial. Uma das principais diferenças entre 'caucus' e primárias é o tempo concedido para a votação e os métodos pelos quais as pessoas podem votar.

Este ano, os partidos Republicano e Democrata estaduais realizem 'caucus' no Iowa, mas apenas o evento republicano terá um impacto imediato e vinculativo na corrida presidencial.

Os eleitores republicanos do Iowa indicarão as escolhas para candidato presidencial do partido e os resultados dessa votação determinarão quantos dos 40 delegados da convenção do estado cada candidato receberá.

Apesar dos pouco delegados elegidos pelo estado, o 'caucus' do Iowa, o primeiro a realizar-se desde os anos 1970, é, no entanto, acompanhado de perto pelos observadores político, uma vez que acaba por influenciar os 'caucauses' seguintes e as eleições primárias

Fonte: NM