Política
11 Janeiro de 2024 | 16h59

MININT com um terço de segurados em idade de reforma

A Caixa de Protecção Social do Ministério do Interior (MININT) tem sob seu controlo um terço dos cerca de 150 mil segurados em idade de reforma, anunciou, esta quinta-feira, Eugénio Laborinho.

A declaração foi feita durante o V Conselho Consultivo Alargado da Caixa, a decorrer de 11 a 12, o qual exigiu rigor na actualização de todos.

"Hoje os indicadores demonstram que, dos cerca de 150 mil segurados que contribuem para Caixa de Protecção Social, um terço já se encontra em idade de reforma, tanto pelo tempo de serviço, como pela idade e, a qualquer momento, poderão ser licenciados à reforma, devendo a Caixa proceder à gestão rigorosa dos seus recursos”, disse.

Eugénio Laborinho orientou, também, o reforço da interacção da Caixa de Protecção Social com os órgãos executivos do MININT intervenientes nos processos de pensão, bem como os órgãos de Justiça, se for o caso, para que haja fluidez na tramitação processual.

"O Sistema Integrado de Gestão da Caixa deve estar à altura de responder as expectativas do momento, sobretudo as preocupações dos pensionistas e segurados, em particular as viúvas, por forma a minimizar o sofrimento das famílias pela perda de seus ente-queridos", referiu.

As informações foram divulgadas pelo Ministério do Interior, no Facebook.

Fonte: JA