Sociedade
10 Janeiro de 2024 | 10h25

INAMET: Bengo e Luanda são as zonas mais quentes

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, hoje, temperaturas altas para as províncias de Bengo e Luanda.

De acordo com um comunicado do INAMET, o município de Caxito, província do Bengo, vai atingir os 32 graus célsius de máxima e 23 de mínima, enquanto que Luanda terá 31 de máxima e 25 de mínima.

Hoje, as outras localidades mais quentes vão ser os municípios de Mbanza Congo e Dundo, com temperaturas máximas de 30 graus célsius, enquanto que Cabinda, Malanje, Benguela, Sumbe e Saurimo vão atingir os 29 graus célsius de máxima.

O Lubando é, hoje, a cidade mais fria do país, com 22 graus célsius de máxima e 14 de mínima, seguida do Huambo, que vai ter 23 de máxima e 16 de mínima.

 
Chuvas

O INAMET prevê, igualmente, a ocorrência de chuva fraca a moderada, com probabilidade de trovoadas isoladas em alguns municípios das províncias Cabinda, Uíge, Zaire, Lunda-Sul e Norte, assim como chuvisco em alguns municípios de Malanje.

Luanda e Bengo, com base nas previsões, vão ter céu parcialmente nublado. O Instituto prevê, também, chuva fraca moderada, com probabilidade de ocorrência de trovoadas isoladas em alguns municípios da província de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

Na Região Sul, por exemplo, a previsão é de chuva moderada, com trovoadas isoladas em algumas localidades do Cuando Cubango. Ainda no Sul, há probabilidade de chuva fraca a moderada na Huíla e Cunene. O Namibe vai registar um céu parcialmente nublado.

Fonte: JA