Sociedade
08 Janeiro de 2024 | 15h15

Aprovação da nova Lei de Terras nas prioridades do MOPUH

A aprovação da nova Lei de Terras e a implementação do Número de Identificação da Parcela (NIP) constam das prioridades do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, para o presente ano.

O  NIP é um instrumento que vai ajudar o sector a melhorar e  disciplinar o  processo ligado à gestão de terras, esclareceu o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação,  Carlos Alberto da Silva Santos, quando procedia a apresentação do novo director provincial do Bengo do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA), João Octávio Maca. 

Para resolver o problema de conflito de terras, o governante referiu-se à necessidade da criação de uma base de dados, para que qualquer entidade que conceda uma parcela de terra tenha o seu registo no cadastro único.

Este ano, segundo o governante,  o sector prevê reavaliar todas as concessões feitas que se encontram  subaproveitadas sem qualquer projecto de intervenção de curto prazo. 

Essas concessões subaproveitadas deverão retornar à esfera jurídica do Estado para implementação de outros  programas como autoconstrução dirigida  e agricultura.

A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, que presenciou o acto, referiu que a província precisa de desenvolver novas dinâmicas e continuar a resolver o problema de licenciamento de terras e colocação de  marcos.

O novo director provincial do IGCA do Bengo, João Octávio Maca, apontou como principal desafio a problemática do conflito de terras, referindo que a Lei de Terra está num processo de actualização e compete ao IGCA zelar pelo seu cumprimento.

O Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA) criado ao abrigo do Decreto-lei nº 94/03 do Conselho de Ministros é uma instituição vocacionada para exercer a função de cartografia e cadastro nacional. FS/CJ/IF 

Carlos dos Santos, ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação © Fotografia por: José Filipe - ANGOP

Fonte: Angop