Sociedade
08 Janeiro de 2024 | 14h47

ADRA lança campanha de arborização na sede municipal da Baía Farta

Mil e quinhentas árvores das espécies espinheiro e nhimi começaram a ser plantadas hoje, segunda-feira, na sede municipal da Baía Farta, província de Benguela.

De acordo com a Angop, o projecto é de iniciativa da ONG angolana Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente e está orçado em dois milhões e quinhentos mil kwanzas.

Segundo a representante da ADRA na Baía Farta, Estrela Domingos, a campanha visa a arborização da vila, pelo que investiram na aquisição das plantas, cerco para as mesmas e na questão da rega.

Contudo, admitiu, o orçamento pode ser reajustado em função da realidade no terreno.

A responsável explicou que a escolha das duas espécies de plantas resulta de um estudo prévio, uma vez que aquela zona tem um solo salitroso.

Mudas de arvores plantadas hoje na avenida Ngola Kiluanje

"Técnicos da ADRA, da Administração Municipal e moradores deram o seu contributo nesse estudo e na escolha das referidas espécies, por serem resistentes ao salitre", explicou.

Segundo Estrela Domingos, a ideia é transformar a zona, considerada o "coração da Baía Farta, numa cortina quebra-ventos e assim minimizar os efeitos das vagas de poeira constantes, sobretudo nas imediações do Instituto Politécnico local.

A responsável defende que falar de arborização significa oxigénio e vida, pelo que exorta os munícipes a darem o seu contributo nesta campanha.

A Baía Farta é um dos dez municípios da província de Benguela, ocupa uma área de 6.744 km2 e tem uma população estimada em 122 mil habitantes, distribuída pela comuna sede, Dombe Grande, Kalohanga e Equimina.

Rico em recursos marinhos, agro-pecuários e turismo, a circunscrição apresenta um clima bastante variável, com destaque para o tropical quente e húmido, semiárido e desértico. CRB 

Baía Farta, província de Benguela © Fotografia por: DR

Fonte: Angop