Sociedade
05 Janeiro de 2024 | 12h39

Cidadãos podem pedir certidão de óbito das vítimas dos conflitos políticos nas administrações

Os cidadãos que precisarem de uma certidão de óbito do ente querido, vítima dos conflitos políticos, em Angola, entre 11 de Novembro de 1975 a 4 de Abril de 2002, devem apresentar o requerimento junto dos serviços do Registo Civil e administrações municipais ou comunais.

Os requerentes podem, também, remeter o pedido para o correio electrónico cavicopminjudh@gmail.com. Para um tratamento célere do processo "coloque no requerimento os seus dados pessoais, o contacto telefónico, bem como os dados do falecido contendo informações da data e local do falecimento”.

Para mais informações os cidadãos podem ligar para os números telefónicos 948 24 88 82 ou contacte o secretariado da Comissão para Averiguação e Certificação de óbitos das Vitimas dos Conflitos Políticos, localizado no Complexo Habitacional Administrativo Clássicos de Talatona, 3.º Edifício, 1.º Andar, em Luanda.

As primeiras dezenas de certidões de óbito emitidas em consequência de conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, foram entregues às respectivas famílias, em Maio de 2021.

Numa mensagem proferida em Maio de 2021, sobre os 44 anos dos trágicos acontecimentos que se seguiram ao 27 de Maio de 1977, que vitimaram um número indeterminado de cidadãos, o Presidente da República, João Lourenço, reconheceu que "pelo tempo transcorrido, é de se esperar que não se consigam localizar e identificar os restos mortais de todas as vitimas”.

"Mas tudo faremos para que o maior número possível de famílias atingidas possam realizar um funeral condigno dos seus ente queridos, pedindo, desde já, a compreensão de todos para aqueles casos em que não for possível atingir este objectivo”, disse o Chefe de Estado.

Esta iniciativa do Executivo angolano está sob a égide da Comissão para a Implementação do Plano de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP) sob o lema "Apaziguar espíritos e curar as feridas. Abraçar e perdoar”.