Sociedade
05 Janeiro de 2024 | 11h32

Namibe regista aumento de turistas estrangeiros em 2023

Mais de cinco mil turistas estrangeiros visitaram, em 2023, a província do Namibe, para a prática do turismo de pesca desportiva, submarina, praia e sol, bem como de negócio, superando o ano de 2022, que registou pelo menos três mil visitantes.

A maior parte dos turistas que visitaram essa província são de nacionalidade sul-africana, portuguesa, namibiana, russa, cubana, vietnamita, coreana, cabo-verdiana, inglesa, entre outros, segundo o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo e Ambiente do Namibe, Pedro Hangula.

Em declarações à ANGOP, o responsável apontou os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Dezembro como períodos de ‘pico’, registando-se maior fluxo de visitantes, que aproveitaram a oportunidade para passagem de ano.

A par de visitantes estrangeiros, o director provincial destacou, igualmente, a presença de mais 20 mil turistas nacionais, provenientes de diferentes províncias do país. Em 2022, esta cifra foi de dez mil excursionistas.

De acordo com Pedro Hangula, as características geográficas da província e o modo acolhedor do povo mucubal, assim como a beleza arquitectónica da cidade têm contribuído, essencialmente, na atracção de muitos visitantes para o Namibe.

Entre os pontos turísticos mais visitados pelos turistas estrangeiros e nacionais, a fonte destacou a praia da Mariquita, do Piambo, do Soba, da Vanessa, Vila Doroteia, do Deserto do Namibe, Parque do Yona, Águas Termais da Montipa, Serra da Leba, Pinturas Rupestres do Tchitunduhulu, entre outros, como os principais locais que acolhem maior parte dos turistas.

Referiu ainda que o turismo de negócio tem vindo a crescer, nos últimos seis meses, devido aos projectos que estão em curso na província do Namibe, com destaque para a requalificação da Baia de Moçâmedes e do Porto Minaraleiro do Saco-Mar, empreitadas que têm motivado os visitantes a investir na restauração e prestação de serviço.

Sublinhou que, neste ano, a província poderá atrair mais visitantes com interesse de fazer turismo de negócio, tendo em conta o projecto de exploração de petróleo na Bacia do Namibe, que provavelmente se inicia em Fevereiro próximo.

Actualmente, a província do Namibe possui inúmeros pontos turísticos, tendo inventariado 109 locais para turismo.

Fonte: Angop