Economia
18 Dezembro de 2023 | 10h01

Comboio expresso reduz tempo de viagem Lubango/Menongue

O comboio interprovincial com serviço expresso do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM), efectuou, no sábado, a sua viagem inaugural da cidade do Lubango (Huíla) a Menongue (Cuando Cubango).

A locomotiva interprovincial com serviço expresso de restauração, multimídia, bar e assistência médica e medicamentosa, partiu por volta das sete horas da cidade do Lubango, passando pelas estações do Quipungo, Matala, Entroncamento, Cuvango (Huíla), Cuchi e até Menongue (Cuando Cubango), em apenas oito horas, encurtando a viagem outrora feita em 12 horas.

O referido comboio que  tem condições de padrão top de gama, entre carruagens toillets e restaurantes climatizados, música ambiente e televisão, fará todos os sábados às sete horas o percurso Lubango-Menongue e,  às segundas-feiras, Menongue-Lubango, com chegada prevista às 15 horas e 30 minutos.

Agostinho Lussaty, que viajava com a sua família, explicou ao Jornal de Angola que os serviços prestados e o conforto da locomotiva melhoraram significativamente a viagem entre as duas  cidades.

"A viagem agora é mais cómoda, as carruagens têm ar condicionado, o percurso ficou encurtado e já não viajamos com animais no interior como outrora”, detalhou.

Explicou ainda que apercebeu-se da viagem inaugural do comboio com serviço expresso "a partir da página do Facebook do CFM e por se encontrar de férias decidi viajar com a família a partir da Huíla para conhecer o Cuando Cubango”.

 
Aumento de passageiros

O delegado do CFM no Cuando Cubango, Mequel Dawel Chivande, disse que com a entrada em funcionamento do comboio interprovincial com serviço expresso, a companhia  passará a transportar  mensalmente mais de seis mil passageiros entre as duas, numa frequência de oito viagens, sendo quatro ascendentes e igual número descendentes.

Mequel Dawel Chivande disse que o comboio com serviço expresso tem a capacidade de transportar 200 passageiros, distribuídos em   primeira, segunda e terceira classes,  sublinhando que os preços dos bilhetes  estão ao alcance de todos.

O bilhete da primeira classe – da Huíla ao Cuando Cubango -  custa  12 mil kwanzas,  enquanto da segunda classe atinge nove mil e a terceira classe seis mil kwanzas.

Segundo o responsável, a viagem inaugural foi feita com apenas 60 passageiros, mas acredita que  nos próximos dias o número poderá aumentar, "atendendo à publicidade que está a ser feita dos serviços prestados  dentro das locomotivas”.

"Os serviços que as locomotivas oferecem são de grande qualidade, a viagem entre as duas províncias foi encurtada em quatro horas, onde os passageiros poderão usufruir do bom e melhor que o CFM pode oferecer”, avançou o responsável.

 
Aumento de serviços

A vice-governadora do Cuando Cubango para o sector Político, Económico e Social, Helena Chimena, disse que a entrada em funcionamento do comboio com serviço expresso irá melhorar a circulação de pessoas entre Lubango e Menongue e vice-versa.

Helena Chimena disse que a locomotiva oferece condições de viagem para todos os passageiros, "independentemente da classe onde estiver e é necessário que os utentes cuidem deste bem público para o benefício de todos”.

A governante afirmou mais adiante que "o aumento desse serviço poderá facilitar a circulação das pessoas na promoção de negócios e outras actividades particulares”.