De acordo com a imprensa sul-africana, a cantora teve complicações hepáticas semanas depois de ter sido internada no hospital local em terapia intensiva.
Em comunicado na conta ficial do instagram da cantora, fez-se referencia que a Zahara faleceu rodeada pela família e entes queridos, " É com coração pesado e mais profundo pesar que comunicamos o falecimento da nossa amada filha, irmã e amiga, Zahara. Rodeada pela família e entes queridos, Zahara partiu deste mundo na segunda-feira, 11 de Dezembro de 2023. Ela era uma luz pura, e um coração mais puro, nesse mundo. Um farol de esperança um presente e uma bênção para nós e para inúmeras pessoas ao redor do mundo”. Lê-se.
Seu álbum de estreia, Loliwe, lançado em 2011, produzido por Robbie Malinga, bateu recorde de vendas, a primeira edição esgotou em 72 horas, e 19 dias depois o álbum alcançou platina dupla na África do Sul, ultrapassando 100.000 vendas. Isso a torna a segunda cantora do povo Xhosa a atingir esse número em tempo recorde, depois de Brenda Fassie.
Em Angola, a artista tinha um show marcado para o início do mês de Dezembro, no Club S, em Luanda, que segundo a organização foi adiado devido ao estado de saúde da cantora.
Fonte: Angop