Saúde
04 Dezembro de 2023 | 17h12

Médica pediatra recomenda medidas para combater doenças respiratórias

A médica pediatra, Yala Almeida recomendou, no domingo, aos pais algumas medidas para combater as doenças respiratórias em crianças, em grande escala, em época chuvosa.

"Nós recomendamos que, nas primeiras 24 ou 48 horas, se os pais tiverem a capacidade possam controlar e baixar a febre, oferecer muitos líquidos à criança. Não devem forçar a alimentação, sobretudo quando a criança tem febre e está indisposta, porque pode provocar vómitos e aumentar a preocupação", alertou a especialista, citada pela Rádio Nacional de Angola.

Yala Almeida  referiu, também, que ao se tratar de uma infecção respiratória alta não há pressa para recorrer ao médico, nas primeiras 24 horas, se houver a possibilidade de a monitorar em casa, "mas se os sintomas persistirem por mais de 48 horas, aí sim, pode procurar por uma unidade de saúde, mas lembrando aos papás que a grande maioria dos casos são mesmo os vírus, que são auto limitados".

"Nós fazemos apenas tratamentos sintomáticos, ou seja, se sente dor de cabeça vamos receitar os medicamentos para o efeito. Se tem obstrução nasal, vamos fazer medidas para desentupir o nariz e por aí adiante", salientou a pediatra, ressaltando que os progenitores precisam garantir que os filhos se hidratem, consumindo muitos líquidos, especialmente na época chuvosa.

Fonte: JA