Sociedade
04 Dezembro de 2023 | 17h06

Detido no Zaire falso efectivo das FAA

Um cidadão, de 41 anos de idade, que se fazia passar por chefe de Recursos Humanos das Forças Armadas Angolanas (FAA) foi detido no último fim-de-semana, pela Polícia Nacional, no município de Mbanza Kongo, província do Zaire.

O acusado chegou a extorquir uma quantia de 175 mil kwanzas a vários cidadãos em idade militar com a promessa da sua incorporação nas Forças Armadas Angolanas (FAA), informou hoje, segunda-feira, o porta-voz do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), inspector Nicolau Modelo Garcia.

Em declarações à imprensa, no acto de apresentação de supostos grupos de marginais, o responsável avançou que o processo deste falso efectivo das FAA corre os seus trâmites legais.

Ao todo, disse, no último fim-de-semana, a Polícia Nacional no município de Mbanza Kongo, deteve 24 indivíduos de ambos os sexos, acusados de crimes diversos, com destaque para o furto de produtos agrícolas e burla por defraudação.

Especificou que, deste número de detidos, 18 cidadãos foram flagrados a furtar produtos em campos agrícolas no município sede da província do Zaire.

O desmantelamento desse grupo de assaltantes de campos agrícolas, de acordo com a fonte, resulta de uma denúncia pública já que era recorrente o furto, aos domingos, da produção agrícola dos camponeses locais, por elementos desconhecidos.

Na mesma operação, a Polícia Nacional apreendeu quantidades enormes de mandioca e sete motorizadas de três rodas que os meliantes utilizavam para o transporte dos produtos roubados.

"Há muito que os nossos agricultores vêm se queixando sobre os assaltos às suas lavras por elementos desconhecidos, principalmente aos domingos”, referiu, pedindo à população para continuar a colaborar com as entidades competentes. DA/PMV/JL

Ilustração © Fotografia por: J.A. (Divulgação)

Fonte: Angop