Sociedade
04 Dezembro de 2023 | 15h15

Cidades de Benguela e do Lobito terão ecopontos

As cidades do Lobito e de Benguela vão beneficiar, a curto prazo, da instalação de ecopontos para reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, bem como da dinamização de programas de educação ambiental nas escolas e comunidades.

Os ecopontos são locais ou contentores de grande dimensão que servem para fazer a colecta selectiva de diferentes tipos de lixo (reciclável).

Com efeito, está agendada para a próxima terça-feira (05), na Administração Municipal do Lobito, a assinatura de um protocolo de cooperação para instalação das referidas unidades, numa parceria entre a Refriango, Coca-Cola e as ONG Guardiões da Costa Mwangolê e For Afrika.

Segundo uma nota de imprensa dos promotores enviada esta segunda-feira à ANGOP, o projecto "Ecopontos Benguela” reforça as acções de sustentabilidade ambiental que a Coca-Cola e a Refriango têm desenvolvido no país, nos últimos anos.

O documento refere que a instalação de duas unidades de recolha de resíduos sólidos em cada cidade, com contentores diferenciados para depósito de metal, papel, plástico e vidro, numa primeira fase, visa influenciar 50 mil habitantes de Benguela e do Lobito sobre a importância de depositar os resíduos sólidos de forma adequada.

Esta iniciativa reforça, também, o compromisso que Angola tem assumido face à temática da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, visando a construção de um futuro mais limpo e saudável para todos.

Em Angola, a província de Luanda é a pioneira na instalação de ecopontos em escolas, mercados, avenidas principais e noutras zonas de maior circulação. CRB

© Fotografia por: Correio Angolense (Divulgação)

Fonte: Angop