Economia
08 Novembro de 2023 | 16h31

Cooperativa do Cuimba aposta no fomento da apicultura

Cento e 50 litros de mel foram produzidos de forma artesanal no primeiro semestre deste ano, no município do Cuimba, província do Zaire, por uma cooperativa local.

Em declarações hoje à imprensa, o responsável da cooperativa Tutonda, Jonh Luyindula, explicou que investiu 20 milhões de kwanzas para a produção do mel, dinheiro obtido no âmbito do Programa de Alívio Económico do Executivo, em 2020.

A verba foi aplicada na aquisição do material para a construção de 45 colmeias, cujo projecto está a ser implementado na periferia da vila do Cuimba.

O produtor explicou que se pretende fomentar a actividade com a aquisição de mais colmeias (sem revelar o número), devido à demanda do produto.

"Temos recebido muitas solicitações de encomendas do exterior do país, sobretudo de Londres (Inglaterra)”,  disse, mas sem precisar o valor arrecadado com a exportação dos primeiros 150 litros de mel para aquele país europeu.

O Cuimba é um dos seis municípios do Zaire, cuja sede da circunscrição situa-se a 62 quilómetros a Nordeste da cidade de Mbanza Kongo, capital da província.

Fonte: JA