Economia
08 Novembro de 2023 | 16h27

Sexta Região Tributária aposta em novos postos aduaneiros

A Sexta Região da Administração Geral Tributária (AGT), que responde às províncias do Cunene e Cuando Cubango, pretende, em 2024, abrir novos postos aduaneiros, na zona fronteiriça, com o objectivo de facilitar as trocas comerciais, entre Angola e Namíbia.

Segundo o director da sexta região tributária, Hélio Nzage, os postos aduaneiros vão estar nos marcos 1, 13,14,19, 22 e 35, no Cunene e nas localidades do Rivungo e Cuangar(província do Cuando Cubango).

O responsável disse que a sexta região tributária está a trabalhar para a efectivação deste desafio, com o objectivo de dinamizar o funcionamento da AGT na zona fronteiriça e dar mais dignidade aos efectivos da Polícia Fiscal e Aduaneira.

Dados da AGT indicam que, mensalmente, a sexta região tributária, através do posto fronteiriço da Santa Clara, na província do Cunene, arrecada mais de dois mil milhões de kwanzas, contra mais de 700 milhões, no Cuando Cubango, a partir das repartições fiscais de Menongue, Calai e a delegação aduaneira do Catuitui.

Hélio Nzage disse que estão a estudar a possibilidade  de elevar alguns pontos aduaneiros, no Cuando Cubango, como a do Dórico, que está a facilitar o controlo de saída e entrada de mercadorias na região. Sublinhou que a maior dificuldade que os comerciantes enfrentam está ligada às péssimas condições das estradas, o que torna a delegação aduaneira do Catuitui, junto à fronteira com a Namíbia, a mais fraca em termos de arrecadação de receitas. 


Fonte: JA