Economia
01 Novembro de 2023 | 16h37

BNA incentiva educação financeira à população de Santa Clara

A população da zona fronteiriça de Santa Clara, município de Namacunde, província do Cunene, foi incentivada, na passada segunda-feira, pelo Banco Nacional de Angola (BNA) sobre a importância e cultura de criar reservas para atenuar situações de emergências.

O apelo feito durante a palestra enquadrada na jornada do Dia Mundial da Poupança, ontem, visou incutir habilidades de poupança, práticas de tomadas de decisões financeiras.

Na ocasião, a chefe de divisão de estudos e supervisão da delegação regional Sul do BNA, Priscila Alberto, disse que o objectivo é aumentar a cultura de poupança, no seio das famílias de baixa renda, para saberem controlar as receitas e despesas.

Afirmou que a poupança é importante para a estabilidade social e económica das famílias e empresas, pelo que escolheram esta zona fronteiriça com a Namíbia para sensibilizar esta população, que na sua maioria se dedica ao empreendedorismo.

Fez saber que o primeiro passo para poupança é registar o orçamento, seja pessoal ou familiar, para saber como gastar o dinheiro, definindo as prioridades e reduzir os gastos em coisas menos importantes.

Priscila Alberto aconselha a adopção de 10 por cento do rendimento como o percentual mínimo destinado à poupança do salário, bem como podem o fazer em outros bens.

Já o director municipal de Promoção do Desenvolvimento Económico Integrado de Namacunde, Walter Tuleikefo, destacou a importância da palestra, na medida que despertou as famílias a reservarem sempre uma parte do salário no final do mês.

Walter Tuleikefo sublinhou que é necessário dotar os cidadãos e as famílias de técnicas e hábitos de poupança, sobretudo de dinheiro, para terem as respectivas finanças controladas e equilibradas.

Durante a actividade, foram abordadas entre outras matérias, a educação financeira, poupança na vida social e económica do país, poupança e investimentos e relação entre o dinheiro e o cidadão.


Fonte: JA