Economia
01 Novembro de 2023 | 15h32

Ministra das Finanças considera OGE 2024 “possível”

A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, considerou, terça-feira, em Luanda, o Orçamento Geral do Estado (OGE) 2024 o “possível”, tendo em conta as circunstâncias mundiais ligadas às tensões geopolíticas, preço das matérias-primas, altas taxas de juros e um passivo de dívida pública de várias economias, incluindo Angola.

"Há um conjunto de desafios que nos limitam naquilo que é a nossa ambição”, afirmou, reforçando que apesar destes condicionalismos o Executivo procurou com os recursos disponíveis alinhar as metas à luz do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN).

Em entrevista à Televisão Pública de Angola, a ministra das Finanças adiantou, igualmente, que a proposta do OGE foi desenhada com um conjunto de pressupostos o "mais realista possível e conservador” com o preço de referência do barril de petróleo de 65 dólares.  

O OGE 2024 orçado em 24.7 biliões de Kwanzas, propõe ser mais equilibrado com foco em medidas de estímulos à produção nacional, beneficiando agentes agropecuários e produtores agrícolas, procurando atender aos objectivos e metas do PDN.

Fonte: JA