Economia
31 Outubro de 2023 | 10h19

Negócios com a Turquia podem ser elevados para 500 milhões de dólares

O embaixador da Turquia em Angola, Ufuk Ekici, considerou segunda-feira, em Luanda, que o volume de negócios entre os dois países, avaliado no ano passado em 250 milhões de dólares, ainda não reflecte o verdadeiro potencial, tendo adiantado que o objectivo é atingir, em curto prazo, os 500 milhões de dólares.

Ao discursar na cerimónia de comemoração dos 100 anos da fundação do seu país, Ufuk Ekici apontou o comércio como o principal domínio da cooperação entre a Turquia e Angola, sublinhando que cresce, nos últimos anos, o interesse de empresas turcas em fazer negócio em território angolano.

"A Turquia está feliz e orgulhosa por estar entre os principais investidores em Angola e esperamos que esse interesse aumente num futuro próximo”, augurou.

O diplomata considerou, igualmente, que além da exploração mineira, existirem outras áreas potenciais de cooperação, como a Energia, Agricultura e Indústria Têxtil. A  Educação, segundo Ufuk Ekici, é outra área que merece a atenção do seu país, tendo sublinhado o facto de, este ano, a Turquia ter concedido 17 bolsas de estudo para angolanos. Actualmente, revelou, encontram-se naquele país europeu mais de 30 estudantes angolanos  a fazerem a licenciatura e mestrado em várias universidades turcas. Medicina e Engenharia são os cursos frequentados.

Ufuk Ekici considerou Angola um dos parceiros mais importantes da Turquia em África, tendo os dois países alcançado, nos últimos anos, um nível substancial de cooperação em vários domínios.

Desde o reconhecimento de Angola pela Turquia, pouco depois da Independência Nacional, referiu, os dois países têm mantido "relações diplomáticas e políticas sinceras e amistosas”.

 
Estabilidade na região

Ufuk Ekici disse ainda que o seu país tem acompanhado, com "grande satisfação e apreço”, os esforços de Angola para manter a paz e a estabilidade na região. Como membro do "Grupo de Amigos” da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), sublinhou, a Turquia deseja trocar experiências e participar nos esforços desta organização regional.

A Turquia, disse, tem contribuído para os esforços em prol da paz, bem-estar e prosperidade de outros continentes, sendo a África em particular, ao qual tem atribuído grande importância.

Fonte: JA