Cultura
30 Outubro de 2023 | 10h37

Academia Angolana de Letras saúda o 48º aniversário da independência de Angola com conferências a cerca da luta de libertação dos PALOP

Para assinalar o 48.º aniversário da independência de Angola, a Academia Angolana de Letras tem programada a realização de um ciclo de conferencias de alto gabarito, com a participação de protagonistas da luta de libertação em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Todas as conferências, inseridas no ciclo denominado “Conversas da Academia à Quinta-feira”, serão realizadas às quintas-feiras, às 19 horas de Angola, com livre acesso online (via Zoom).

Para assinalar o 48.º aniversário  da independência de Angola, a Academia Angolana de Letras tem programada a realização de um ciclo de conferencias de alto gabarito, com a participação de protagonistas da luta de libertação em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Todas as conferências, inseridas no ciclo denominado "Conversas da Academia à Quinta-feira”, serão realizadas às quintas-feiras, às 19 horas de Angola, com livre acesso online (via Zoom).

 

O ciclo de Novembro das "Conversas da Academia” abre no dia 2, com a conferência intitulada "Estado moçambicano: entre o modelo e a realidade social”,  a ser proferida pelo nacionalista moçambicano Óscar Monteiro, antigo Ministro do governo de transição e Ministro do 1º governo de Moçambique independente.

 

No dia 9 de Novembro, em vésperas de mais um aniversário da independência de Angola, teremos o nacionalista Manuel dos Santos Lima, primeiro Comandante do Exército Popular de Libertação de Angola, que que dissertará sobre a "Luta de libertação em Angola”. No discurso desta conferência, será prestado também um depoimento pelo nacionalista Garcia Bires.

 

A terceira conferência vai ocorrer no dia 16 de Novembro, sobre "A luta de libertação e a independência de Cabo Verde”, sendo conferencista o Comandante Pedro Pires, nacionalista, antigo Presidente d República e antigo Primeiro- Ministro de Cabo Verde.

 

Segue.se a Guiné-Bissau, no dia 23 de Novembro, com a presença do veterano da luta de libertação, Comandante Manecas dos Santos, antigo Ministro das Finanças e Embaixador, que falará sobre a "Luta  pela independência da Guiné-Bissau”.

 

A terminar o ciclo, no dia 30 de Novembro, a historiadora são-tomense Maria Nazaré Ceita vai dissertar sobre "solidariedade entre os Cinco: alavanca indelével na luta de libertação de S. Tomé e Príncipe”.

 

Os moderadores do mês serão do membro fundadores da Academia Angolana  de Letras, Paulo de Carvalho e Lopito Feijóo. A Academia Angolana de letras, apela uma ampla participação de estudiosos, investigadores e estudantes de várias áreas do saber.