Cultura
26 Outubro de 2023 | 15h35

“Ginga” das meninas do Maculusso é celebrada no palco do Kilamba

O grupo As Gingas do Maculusso é a principal atracção de mais uma edição do Muzonguê da Tradição a ser realizado, domingo, a partir das 12h00, no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, em Luanda.

No cartaz constam os músicos de Lulas da Paixão, Tony do Fumo Filho e Banda Movimento, que também fará o acompanhamento dos artistas individuais.

No ano da celebração dos quarenta anos de existência, comemorados no passado dia 30 de Setembro, As Gingas do Maculusso estiveram no Show do Mês. Dias depois receberam o reconhecimento do Governo Provincial de Luanda pelo seu contributo em prol da música e cultura angolana. Na altura Rosa Roque, a mentora do projecto musical, e Carlos Lamartine, também receberam a mesma distinção.

As Gingas do Maculusso voltam a pisar o palco da "Catedral do Semba” depois de em Novembro do ano passado terem actuado no "Super Caldo”, realizado no âmbito do Festival Nacional de Cultura "FENACULT”, que teve a participação de artistas de diferentes gerações e estilos.

Na tarde deste domingo, as "meninas - senhoras” explorarão temas dos discos  "Mbanza Luanda”, "Malanje, Natureza e Ritmos”, "Xiyame”, "Muenhu” e "Luachimo”.

O jovem Tony do Fumo Filho é outra aposta para animar o salão coordenado por Estêvão Costa e é mais um regresso depois de ter actuado em Julho como integrante do agrupamento Os Jovens do Prenda. O artista explora temas conhecidos do seu pai, que agora lançou no disco "Mona Mbiji”.

O veterano Lulas da Paixão é um músico regular no Muzonguê da Tradição, onde encanta ao interpretar "Pepe”, "Nguami Maka”, "Garan”, "Ngana António”, "Kaxipalo”, "Nga Kinga” e "Nga Kembua”. A aposta na carreira artística surgiu depois do sucesso e reconhecimento como compositor.

A Banda Movimento é parceira musical porque ao longo dos anos tem preferência para o acompanhamento dos artistas convidados. Este ano nas duas primeiras edições fez o suporte instrumental de Calabeto, Robertinho, Augusto Chacaya, Fiel Didi, Eddy Tussa, Lolito da Paixão e Suzanito. Os Kiezos e Jovens do Prenda também passaram nesta temporada do Muzonguê da Tradição.

Fonte: JA