Cultura
25 Outubro de 2023 | 14h57

Rei dos Ovimbundo em visita ao Brasil para reforço das relações culturais

O Rei do grupo étnico, Ovimbundos, Tchongolola Tchogonga Ekukui VI, realiza, pela primeira vez, uma visita ao Brasil, para resgatar e reforçar os vínculos históricos e culturais entre as duas nações.

O representante dos Ovimbundos foi recebido, esta semana, pelos brasileiros, com uma festa, na escola de samba Independente Tricolor e na Casa Chico Science, respectivamente.

O Rei ficou hospedado no Mosteiro de São Bento, um lugar sagrado, da cidade de São Paulo e, ocupou o mesmo quarto em que esteve o Papa emérito Bento XVI, na sua última visita ao Brasil, em 2007.

Apesar de falar quatro idiomas, incluindo o português, em entrevista à televisão brasileira, Globo, Tchongolola Tchogonga Ekukui VI optou em conversar em Umbundu, o dialecto da sua região.

Na ocasião, o líder étnico que deverá conhecer outras cidades do Brasil, nos próximos dias, salientou, também, que durante a sua estada na terra do Samba, vai visitar o lugar onde os primeiros escravos angolanos desembarcaram.

A visita, que deverá durar até ao dia 15 de Novembro, surge na sequência de um convite do fundador do Colectivo de artes Raízes de São Paulo e do Centro Cultural Casa de Angola em São Paulo, Isidro Sanene, com o objectivo de "ajudar o reino na promoção da cultura e da reconexão ancestral", segundo o também professor, nas suas redes sociais.

Fonte: JA