Economia
24 Outubro de 2023 | 15h17

Preço do petróleo com ligeira queda

Os preços do petróleo caíram, terça-feira, sob os efeitos da situação no Médio Oriente, com os futuros do Brent (de referência para as vendas angolanas) a caírem 41 cêntimos ou 0,44 por cento, para 91,75 dólares o barril.

  

Os futuros do West Texas Intermediate (WTI, de referência dos Estados Unidos), operaram a 87,53 dólares, menos 0,55 cêntimos ou 0,62 por cento, de acordo com informações divulgadas pela Reuters. No cômputo geral, os preços do petróleo foram negociados acima de um dólar por barril, um preço inferior ao do fecho da sexta-feira, no ponto mais baixo da sessão de ontem.

Ambos os índices de referência do petróleo registaram ganhos semanais de 1,00 porcento nas últimas duas semanas, devido aos receios de uma potencial interrupção do abastecimento no Médio Oriente, a maior região fornecedora de petróleo do mundo, caso o conflito se alastre.

A escalada na região vai fortalecer os ventos económicos contrários, o potencial aumento dos preços do petróleo eleva o risco de inflação global, a restrição monetária pode regressar ao crescimento da procura global por petróleo e ser prejudicado" prevê Tamas Varga, analista da PVM citada pela Reuters.

Fora do Médio Oriente, a produção de petróleo da Noruega caiu para 1,64 milhões de barris por dia (bpd) em Setembro, de acordo com dados da Agência Norueguesa de Petróleo (NPD) divulgados  ontem, abaixo dos 1,79 milhões de bpd de Agosto e abaixo das previsões de 1,73 milhões de bpd.

Fonte: JA