Sociedade
16 Outubro de 2023 | 15h29

PAPE distribui 30 mil kits de trabalho - PR

O Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE) distribuiu 30 mil 453 Kits de trabalho, tendo como meta atingir os 37 mil, informou esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.

O Chefe de Estado apresentava a Mensagem sobre o Estado da Nação, na tradicional cerimónia de abertura do ano parlamentar, tendo enfatizado que o referido programa concedeu 12 mil 788 micro-créditos para jovens empreendedores de diversos ramos.

João Lourenço disse que o programa atribuiu também três mil 768 carteiras profissionais e realizou seis mil 497 estágios profissionais.

O PAPE é um programa do Governo de Angola, implementado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), que tem como objectivos fomentar e apoiar o espírito de iniciativa na juventude, desde os empreendedores já estabelecidos aos emergentes, formar jovens empreendedores nos domínios técnico-profissional e de gestão de pequenos negócios, assim como contribuir para o processo de promoção da inclusão financeira, fiscal e social destes.

Na sua intervenção, o Presidente da República destacou o trabalho desenvolvido pelos centros de formação profissional, adiantando que devem continuar a desempenhar um papel fundamental na redução do desemprego no país.

Falou da inauguração, brevemente, de dois centros de formação profissional com alto nível de tecnologia e infra-estruturas modernas.

Trata-se do CINFOTEC Huambo e do Projecto do Centro de Formação de Competências Profissionais.

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) formou, no período de 2018 a 2022, 318 mil 692 cidadãos em diversas especialidades, número este que ultrapassou a meta dos 254 mil previstos.

Com relação à expansão dos Centros de Formação Profissional, referiu que foram construídos 11 centros nas localidades do Cacolo (Lunda Sul), Kuito (Bié), Cangola (Uíge), Bailundo (Huambo), Matala (Huíla), Dinge (Cabinda), Mucari (Malanje), Mbanza Congo (Zaire), Sambizanga e Cazenga (Luanda) e no Luena (Moxico).

O INEFOP conta com 161 centros profissionais a nível do país, 302 cursos em diversas áreas e forma anualmente cerca de cem mil formandos. LIN/OHA/ADR

© Fotografia por: Divulgação (INEFOP)

Fonte: Angop