Saúde
12 Outubro de 2023 | 15h50

Bié prevê atingir números da primeira fase na campanha contra pólio

As autoridades sanitárias da província do Bié prevêem vacinar 326 mil e 536 crianças menores cinco anos de idade, na segunda fase da campanha de vacinação contra a pólio, a decorrer de 13 a 16 do mês em curso.

Este número foi o previsto e praticamente atingido na primeira fase, decorrida de oito a 12 de Setembro do ano em curso.

A informação foi avançada esta quinta-feira, na cidade do Cuito, pelo chefe de departamento de saúde pública e controlo de endemias, Isaías Sambunga Cambissa.

O responsável afirmou que, para o efeito, o Programa Alargado de Vacinação (PAV) disponibilizou cerca de 400 mil doses contra a poliomielite, que foram distribuídas em todos os municípios do interior da província.

Isaías Cambissa assegurou que a segunda fase vai contar com 568 equipas, com dois mil e nove técnicos, entre assessores, coordenadores, supervisores, mobilizadores e vacinadores.

O chefe de departamento de saúde pública e controlo de endemias apelou aos pais e encarregados de educação no sentido de levarem os filhos aos postos de vacinação, de forma a evitar o risco de contrair a doença.AS/PLB

Vacinação contra a pólio (ilustração) © Fotografia por: Amélia Oliveira - ANGOP